Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão
Para quem é o Sínodo?

Ao convocar este Sínodo, o Papa Francisco convida todos os batizados a participar neste Processo Sinodal que começa a nível diocesano.
Os temas principais desta experiência sinodal são todos os batizados, porque todos os batizados são sujeitos do sensus fidelium, a voz viva do Povo de Deus. Ao mesmo tempo, para participar plenamente no ato de discernir, é importante que os batizados ouçam as vozes de outras pessoas em seu contexto local, incluindo pessoas que deixaram a prática da fé, pessoas de outras tradições de fé, pessoas sem crença religiosa.
Deve ser dada especial atenção ao envolvimento das pessoas que correm o risco de serem excluídas: as mulheres, os deficientes, os refugiados, os migrantes, os idosos, as pessoas que vivem na pobreza, os católicos que raramente ou nunca praticam a sua fé, etc.
Como posso participar do Sínodo?
Todos podem participar ativamente no caminho sinodal com a sua oração. O Processo Sinodal é, antes de tudo, um processo espiritual. Não é um exercício mecânico de coleta de dados ou uma série de reuniões e debates. Para ajudar as pessoas a orar e compartilhar suas orações, o site www.prayforthesynod.va foi implementado.
Para ser verdadeiramente eclesial e eficaz, o caminho sinodal de escuta e discernimento deve procurar sempre ser comunitário e tocar a vida da comunidade num contexto histórico e geográfico definido, segundo a lógica de uma fé “encarnada”: por isso, desaconselhamos vivamente o envio direta e único das próprias reflexões e/ou contribuições à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Todos os fiéis devem contatar a Pessoa/Equipe de Contato da sua diocese. As pessoas que vivem em dioceses que ainda não têm planos sinodais devem dirigir seus pedidos, reflexões ou relatórios à equipe sinodal da Conferência Episcopal de referência.