Sobre o Querigma

Dentro da tradição cristã, a palavra querigma se tornou sinônimo do primeiro anúncio das verdades da fé. Os discípulos, após a morte de Jesus, saíram pelas cidades e povoados anunciando o querigma do Reino de Deus. Os temas deste querigma são: o Amor de Deus, pecado, Jesus salvador, fé e conversão, Espírito Santo e vida em comunidade.

O Querigma é um projeto que tem como base a reevangelização, sempre recordando do que era o querigma para os primeiros cristãos, com a proposta de uma continuidade na vida cristã através da Fé e Razão. A proposta é para todos aqueles que estão afastados na fé e querem voltar e aqueles que querem crescer na caminhada da fé e conhecer ainda mais os tesouros da Igreja. Por isso o nosso lema é:

A Via da Beleza como Caminho de Fé.

A Via da Beleza

A Via da Beleza que conduz para a verdade sempre foi uma de nossas bases. Quando criamos uma crônica, um texto, uma poesia, um podcast ou ainda outra coisa diferente, pensamos em sempre traçar um caminho para a condução da Verdade e a Verdade é Cristo!

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Jo 14, 5-6

A grande inspiração desta via da beleza é o Documento Final Da Assembléia Plenária da Via pulchritudinis,
caminho privilegiado de evangelização e de diálogo. Via esta que é inspirada por grandes teólogos como Hurs Von Balthazar e nosso Papa Emérito Bento XVI e grandes santos como São Tomás de Aquino com a Suma Teológica, Santo Agostinho com suas Confissões, São João Paulo II com a Teologia do Corpo, que nos mostram a beleza de ser Cristão.

“O caminho da beleza responde ao íntimo desejo de felicidade que mora no coração de cada homem. Ela abre horizontes infinitos que forçam o ser humano a sair de si mesmo, da rotina do efêmero instante que passa, a abrir-se ao transcendente e ao Mistério, a desejar, como fim último do seu desejo de felicidade e da sua nostalgia do Absoluto, essa Beleza original que é o próprio Deus, Criador de toda beleza criada.”

Via Pulchritudinis

Os três grandes pontos são a Beleza da Criação, a Beleza da Arte e a Beleza de Cristo, modelo e protótipo da santidade cristã . Diante desta realidade, há um investimento do site em demonstrar esta Via da Beleza, através da música, da literatura, da pintura, da escultura e da arquitetura. Precisamos através de todos os meios levar a Cristo, a Verdade, para todos os homens.

Todo o publicado por nosso site passa por este crivo da Via da Beleza, sempre com o intuito de elevar os corações de que lê nossos textos, ouve nossos podcast ou vê nossos vídeos.

Por fim, custa recordar que não há nada mais belo nesta terra do que a Liturgia. Viver através do tempo Litúrgico é o maior remédio para os males do século XXI. A beleza dos tempos litúrgicos, com o cume sendo o momento da Consagração, deve ser o norte do Cristão.

Caminho

Caminho, tem aqui um duplo sentido. O primeiro sentido é o sentido clássico, nos colocando como peregrinos para o Céu. sendo o Cristo o próprio Caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Jo 14, 5-6

Mas com Caminho também recordamos de São Josemaria Escrivá, que escreveu Caminho, que é com certeza um grande clássico da Fé. Caminho, como o nome já diz, é um roteiro de fé na qual podemos caminhar e crescer na fé. Temas como oração, santa pureza, mortificação, vida sobrenatural, estudo, caridade, Igreja, fé, alegria, e apostolado por exemplo.

É verdadeiramente um tesouro este livro, uma grata caminhada pela Via da Beleza.

Sendo a fé a base de nossas vidas, é de suma importância que tenhamos uma fé ancorada na rocha da Igreja. É por este motivo que o Querigma preza pelos 3 pilares da Igreja: A Sagrada Tradição, as Sagradas Escrituras e o Sagrado Magistério.

Por conta disso, sempre valorizamos a leitura da Bíblia, sob à luz da Igreja para que possamos vivenciar e contemplar a Deus através das Sagradas Escrituras.

Também sempre teremos como base o Magistério da Igreja, contando com Catecismo da Igreja Católica, o Código de Direito Canônico, as Encíclicas e Exortações Papais e outros escritos de Comissões, Congregações e dos Santos de nossa Igreja.

O Querigma também observará a Tradição da Igreja, presente nas Igrejas, esculturas, pinturas, arquiteturas, costumes e toda a base cristã sob a luz da Teologia Moral da Igreja.

Sonho

Por fim, o nosso sonho e meta é levar cada vez mais às pessoas a sã doutrina da Igreja, como remédio de salvação das pessoas. Nosso maior sonho é que todos que passem por nosso site e nosso projeto encontrem Cristo, e sejam peregrinos para a morada celeste.