
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (CCIC), as virtudes teologais “têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano“.
No excerto bíblico 1ª Coríntios 13,13 – apresenta-nos a seguinte citação: “Por ora subsistem a fé, a esperança e o amor, as três. porém, a maior delas é a Caridade”. Num outro excerto bíblico “Gálatas 5,6”, cita o seguinte: “Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade“.
As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais ( Temperança; Fortaleza; Justiça; Prudência ) e são três:
Fé: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, “o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)“.
Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.
Caridade (ou amor): por meio dela, “amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei“. Para os Católicos, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes. O Amor é também visto como uma “dádiva de si mesmo” e “o oposto de usar“.
Ato de Fé
Eu creio firmemente que há um só Deus em três pessoas realmente e distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez ‘Homem’, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque Deus, verdade infalível, a revelou. E, nesta crença quero viver e morrer. Amém!
Ato de Esperança
Eu espero, meu Deus, com firme confiança que, pelos merecimentos de meu senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio. Amém!
Ato de Caridade
Eu vos amo, meu Deus, de todo o coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo que vos ofender. Por amor de Vós amo a meu próximo, como a mim mesmo. Amém!
_____________________________________________________